Followers

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Tagged Under: ,

Comida japonesa deve ser consumidas com moderação!

Share



Apesar de muito saudável e completa, a culinária japonesa também oferece preparações que devem ser evitadas e são um perigo, como por exemplo as frituras tão tradicionais. Outra dica importante para evitar excessos em restaurantes japoneses é escolher pratos combinados, ao invés das opções de rodízio. Quase ninguém é capaz de trocar o "coma-o-quanto-quiser" pelas porções de seis rolinhos, mesmo sabendo que, no rodízio, os sushis são preparados de forma tão mecânica que desapontariam qualquer sushiman que se preze. E quando a refeição termina, você devorou algo perto de 350 gramas de carboidratos, 80 gramas de proteína, 50 gramas de gordura e mais de 2.000 calorias. Um total energético muitas vezes superior à recomendação de um dia inteiro.

Outra coisa importante O peixe cru precisa passar por um processo de congelamento sob temperatura de - 20ºC por 7 dias ou -35ºC por 15 horas, de acordo com as recomendações da ANVISA.

Alguns peixes, dentre eles o salmão, são hospedeiros intermediários de um verme parasita semelhante a Taenia solium, encontrada nas carnes de porco. Esse parasita causa uma infecção denominada difilobotríase, com sintomas que vão desde distensão e cólicas abdominais a diarreias e anemia grave. Para consumir um peixe cru com segurança é necessário que ele passe por um processo de congelamento sob temperatura de -20ºC por 7 dias ou -35ºC por 15 horas, de acordo com as recomendações da ANVISA, Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Além do risco de contaminação por esse parasita, as carnes cruas são alimentos de alto grau de contaminação por bactérias, quase todas associadas às condições higiênico-sanitárias dos estabelecimentos e de seus manipuladores.

Assim, a melhor forma para evitar intoxicação alimentar ou parasitose é escolher estabelecimentos que sigam as normas da ANVISA, tanto em relação ao processo de congelamento, quanto de higiene-sanitária.

1 comentários:

celina disse...

Existe uma incoerência quanto as normas da Anvisa em congelar o pescado por 7 dias a 20º ou 15horas a 35º, e ao mesmo tempo a nutricionista falar que o peixe tem que estar fresquissimo para ser saudável, e os riscos quanto ao verme e parasitas? se alguém souber, me informe, pois, amo comida japonesa....