
Dizer a palavrinha não pode levar a uma situação desconfortável ou de confrontamento,mais se você precisar dizer não,não tem porque se sentir mal por isso.
Veja algumas dicas para usar o NÃO a nosso favor!
1. Primeiro avalie se o pedido, tarefa ou favor irá prejudicar você e se a contrapartida vai trazer benefícios que valham a pena;
2. Treine em situações mais fáceis, como recusar uma roupa que uma vendedora insiste em oferecer ou não permitir que alguém com pressa fure a fila do supermercado;
3. Busque uma maneira positiva de dar o recado. Em vez de dizer “Não posso te emprestar dinheiro agora”, diga “Acabei de comprar algo financiado e no momento estou comprometido com isso”;
4. Ofereça alternativas. Se não quer ajudar a organizar um bazar beneficente para sua amiga, se ofereça para colaborar comprando uma peça;
5. Peça tempo. Dizer “eu tenho que pensar um pouco sobre o assunto” dá oportunidade de avaliar com mais calma se quer se responsabilizar pela tarefa;
6. Se não conseguir dizer “não” pessoalmente, telefone ou mande um e-mail, recusando com delicadeza o pedido;
7. Não sinta culpa por dizer não. Dizer não, se necessário, é assumir que não somos perfeitas.
Veja algumas dicas para usar o NÃO a nosso favor!
1. Primeiro avalie se o pedido, tarefa ou favor irá prejudicar você e se a contrapartida vai trazer benefícios que valham a pena;
2. Treine em situações mais fáceis, como recusar uma roupa que uma vendedora insiste em oferecer ou não permitir que alguém com pressa fure a fila do supermercado;
3. Busque uma maneira positiva de dar o recado. Em vez de dizer “Não posso te emprestar dinheiro agora”, diga “Acabei de comprar algo financiado e no momento estou comprometido com isso”;
4. Ofereça alternativas. Se não quer ajudar a organizar um bazar beneficente para sua amiga, se ofereça para colaborar comprando uma peça;
5. Peça tempo. Dizer “eu tenho que pensar um pouco sobre o assunto” dá oportunidade de avaliar com mais calma se quer se responsabilizar pela tarefa;
6. Se não conseguir dizer “não” pessoalmente, telefone ou mande um e-mail, recusando com delicadeza o pedido;
7. Não sinta culpa por dizer não. Dizer não, se necessário, é assumir que não somos perfeitas.
0 comentários:
Postar um comentário