Followers

quarta-feira, 10 de julho de 2013

Tagged Under:

Como acabar com as Olheiras

Share

Como acabar com as Olheiras, Com Certeza não existe nada mais desagradável do que encarar o espelho e perceber manchas escuras embaixo dos olhos. Justo no dia daquela reunião importantíssima com o chefe, a última coisa que queria era aparentar cansaço. Mas lá estão elas, olhando para você: as sofríveis olheiras. O que fazer?

Noites mal dormidas, estresse, hereditariedade, cor de pele, muitas são as razões para o surgimento das olheiras. "A chamada hiperpigmentação subortal costuma ser o problema estético facial que mais incomoda as mulheres depois das rugas", revela a dermatologista e nutróloga da Clínica Hagla, Paula Cabral.

Calma. Pensando neste problema, selecionamos dicas que você precisa saber para disfarçar e espantar de vez essas 'visitantes' indesejadas do seu dia-a-dia.

As causas das Olheiras

Olheiras podem surgir por diferentes razões: dilatação dos vasos abaixo dos olhos, excesso de pigmentação da pele (melanina) ou acúmulo de líquido e gordura nas pálpebras inferiores. Pré-disposição genética, cor da pele e problemas de vascularização são alguns fatores que causam o seu aparecimento. "Há uma maior incidência do problema em mulheres e em pessoas de grupos étnicos árabes e indianos", afirma Raphaella Bahia da Clínica Longevitá, maquiadora responsável pelo curso de make-up "Camuflagem". Por se renovar rapidamente, a pele morena acumula mais células mortas, o que acaba acentuando a pigmentação.

O corretivo em tons de laranja e amarelo é o mais indicado para neutralizar o arroxeado das olheiras

Alta exposição aos raios solares, envelhecimento, período menstrual, doenças, álcool e fumo podem agravar o quadro. Pessoas alérgicas também costumam apresentar olheiras pela manhã, principalmente, nos dias mais úmidos. "A pele que cobre as pálpebras é três vezes mais fina que a do corpo. Cansaço, estresse e até o choro geram uma dilatação dos vasos, daí essa região ganhar uma coloração mais arroxeada", explica Paula Cabral.

Tratamentos Para Olheiras

Dormir bem, alimentar-se adequadamente, evitar o sol e manter a região dos olhos sempre hidratada são medidas simples que ajudam a prevenir o surgimento das olheiras. Não há uma cura definitiva para esse mal, mas existem tratamentos disponíveis que atenuam bastante o seu aspecto. "Os cremes à base de vitamina K são recomendados para os problemas de vascularização. Já as loções de vitamina A e C são utilizadas como produtos preventivos, desde que associadas ao filtro solar", indica o maquiador do Espaço Glecciano Luz, Rodrigo Gomez.

Fórmulas com hidroquinona, ácido kójico e ácido fítico clareiam a pele e diminuem o edema local. Nos casos mais severos, o ácido tioglicólico pode ser associado à Luz Pulsada, um tratamento a laser de efeito duradouro que combate o acúmulo de melanina ou o excesso de vascularização na região. A cirurgia plástica, conhecida como blefaroplastia, só é indicada para os pacientes que apresentam excesso de gordura ao redor dos olhos e pigmentação acentuada nas pálpebras inferiores.

Maquiagem para disfarçar

O mercado de cosméticos oferece muitas opções de produtos que cuidam especificamente da região dos olhos. O corretivo em tons de laranja e amarelo é o mais indicado para neutralizar o arroxeado das olheiras. Fluído ou cremoso, ele deve ser aplicado minutos antes da maquiagem. Evite usá-lo em excesso, pois pode acabar chamando mais atenção para o problema. "Atenção! Sempre utilize corretivos um tom mais claro que o da pele", alerta Rodrigo Gomez. O blush é outro ótimo aliado para disfarçar olheiras, pois dá um ar mais saudável à pele.

0 comentários: